top of page

Palestras e Paineis


Palestra: Jogos, Realidade Virtual e Realidade Mista: o que vem pela frente
Terça, 25/06  [ 17:30 - 19:00]  Teatro Asklepios - FM

A área de jogos, realidade virtual e realidade mista vem sendo amplamente usada para aplicações relacionadas à saúde. O potencial de imersão e interação que permite recriar e planejar tarefas com alto grau de engajamento. Nesta palestra serão apresentados os principais desafios para a área e o que se pode esperar para os próximos anos, especialmente no que se refere a interseção da área de realidade mista, realidade virtual e
jogos.

foto_4.png

Esteban Walter Gonzalez Clua
(UFF)

Esteban Clua é professor Titular da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D. Possui mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs, Simulação e Data Science. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital). 


Painel: Inteligência Artificial na Saúde
Quarta, 26/06  [ 16:00 - 17:30]  Teatro Asklepios - FM

1517020822831.jpeg
Jacson-Barros-3341475837.png

Rodrigo Teixeira Aquino (Americas Health)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, possui MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral (FDC). Frequentou programas de educação executiva em Harvard (OPM), Stanford (Desing and
Innovation) e Universidade de Chicago (AMP). Presidente da Americas Health, uma empresa que está ajudando a mudar a saúde no Brasil aplicando tecnologia e inovação em seus Hospitais, serviços de UTI, Radiologia, Assistência Domiciliar e Telemedicina, localizados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Jacson Venâncio de Barros (Amazon AWS)

Graduado em Engenharia Elétrica e Doutorado pelo Departamento de Informática Médica da FMUSP. Foi CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP, por 10 anos e, Diretor do DATASUS no Ministério da Saúde entre Fev/2019 a Ago/2021. Atualmente responsável especialista em saúde na AWS Amazon Web Service - Brasil - Public Sector.

Anderson_rosto-2255433989.jpg

Anderson da Silva Soares
(UFG)

Membro permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Coordenador do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, foi vice coordenador do programa de doutorado entre 2015/2016. Atuou como editor associado do Journal of Computer Science entre 2015 e 2018. No campo de pesquisa e inovação atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning e otimização com heurísticas. Fundador do laboratório Deep Learning Brasil, presidente da comissão de criação e atual coordenador do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFG.


Palestra: Governança da Internet e Saúde Digital: aproximações e possibilidades
Quarta, 26/06  [17:30 - 18:30]  Teatro Asklepios - FM

MFornazin 2021 2x2.jpg

Marcelo Fornazin

Marcelo Fornazin é Pesquisador no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz e Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da UFF. Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil CGI.br representando a Comunidade Científica e Tecnológica. Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UNESP e Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Palestra: A transformação de dados em conhecimento aplicado à prática clínica
Quinta, 27/06  [11:00 - 12:30]  Teatro Asklepios - FM

Imagem do WhatsApp de 2024-05-22 à(s) 15.25.32_1d99b5e0.jpg

Joice Basílio Machado Marques (Sofya)

Pesquisadora em computação aplicada, especialmente no contexto de soluções computacionais e interoperáveis na área da saúde. Nos últimos anos, tem atuado com pesquisas em SNOMED-CT e terminologias em saúde, interoperabilidade com o padrão HL7 FHIR. Desde 2022 é responsável pelo núcleo de pesquisa aplicada em saúde na Sofya, no projeto de identificação automática de alergias no prontuário do paciente, com a aplicação da terminologia SNOMED CT e utilizando técnicas de inteligência artificia

Fabio-de-Cerqueira-Lario.jpeg

Fabio de Cerqueira Lario
(Hospital Sírio-Libanês)

Médico cardiologista com mais de 20 anos de experiência clínica e 10 anos em gestão. Doutorado pela USP, com especializações em clínica médica, cardiologia e ecocardiografia de adultos. Pós-graduado em Ciência de Dados e Informática em Saúde. Atua na gestão médica da equipe de informática clínica do Hospital Sírio-Libanês. Experiência em ecocardiografia e desenvolvimento de protocolos clínicos. Atualmente, divide o tempo entre cardiologia clínica e a Gerência Médica de Informática Clínica, integrando áreas clínico-assistenciais e tecnologia da informação.


Painel: Tecnologias Imersivas Aplicadas à Saúde
Quinta, 27/06  [16:00 - 17:30]  Teatro Asklepios - FM

1680992113235.jpg
AlexandreSiqueira.png
Foto_Arlindo2-3892764661.jpg

 Ingrid Winkler
(SENAI CIMATEC) 

Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora CNPq DT-1D, Professora Associada no SENAI CIMATEC e Visiting Researcher na Nanyang Technological University (Singapura) e na Universidade Lusíada (Portugal).
Coordena a rede de cooperação científica e tecnológica Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia em Indústria 4.0 do estado da Bahia (INCITE INDÚSTRIA 4.0) e o Lab de Realidade Estendida para Inovação Industrial e Produção Sustentável (XRIISP Lab).

Alexandre Gomes de Siqueira (University of Florida)

Possui Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Ph.D. em computação centrada no ser humano pela Universidade de Clemson, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Sua pesquisa se concentra na investigação de seres humanos virtuais e na interseção entre interfaces tangíveis, realidade aumentada e realidade virtual. Com vários anos de experiência na indústria, ele
colabora ativamente com diversos grupos de pesquisa na área da saúde, aplicando seres humanos virtuais e tecnologias imersivas.

Arlindo Rodrigues Galvão Filho (UFG)

CEO do Centro de Competências em Tecnologias Imersivas e Head de Internacionalização do Centro de Excelência em Inteligência Artificial. Carreira acadêmica sólida (cum laude em PUC, ITA e UFG) e vasta experiência em inovação, liderando projetos para energia, saúde e logística com empresas como Petrobras, Natura, Globo, iFood, Ministério da Saúde, Fiocruz e Americas Health Group. Membro do Conselho de startups de tecnologia, foi professor nas Universidades da Califórnia e de Bolonha. Atualmente, é Professor adjunto em Machine Learning na UFG e lidera o time de Processamento de Linguagem Natural (CEIA-NLP).


Palestra: Simuladores aplicados à área médica: treinando hard e soft skills
Sexta, 28/06  [11:00 - 12:30]  Teatro Asklepios - FM

1680992113235.jpg
WhatsApp Image 2024-06-12 at 19.51.51.jpeg

Luciana Nedel

Professora titular no Instituto de Informática da UFRGS, onde leciona e realiza pesquisas nas áreas de realidade virtual, visualização interativa de dados e interação humano-computador desde 2002. Doutora em Ciência da Computação na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) em Lausanne, Suíça, em 1998. Desde junho de 2017 é diretora do CEI incubadora (Centro de Empreendedorismo em Informática da UFRGS). Seus principais interesses de pesquisa incluem realidade virtual, visualização imersiva e interação não convencional, com  mais de 200 artigos científicos publicados.

instagram
bottom of page