Trilha de Ferramentas e Aplicações do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde
FA@SBCAS 2024
Apresentação e objetivos
A Trilha de Ferramentas e Aplicações é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na engenharia, arquitetura, implementação, qualidade e avaliação de sistemas, softwares, aplicativos e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de Computação Aplicada à Saúde. O encontro promoverá a demonstração de sistemas e ferramentas, seu processo de desenvolvimento, aplicação de métodos da engenharia de software, além de resultados obtidos com seu uso no contexto da saúde.
A edição 2024 será realizada na cidade de Goiânia (GO) como uma das trilhas do XXIV Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde - SBCAS.
Tópicos de interesse
Todos os trabalhos que apresentem sistemas e ferramentas que possam contribuir com o avanço do conhecimento na Computação Aplicada à Saúde são de interesse do evento, como por exemplo, propostas de Softwares, Sistemas, Ferramentas e Aplicações nos seguintes tópicos:
-
Telessaúde e telemedicina
-
Acessibilidade e tecnologia web aplicadas à saúde humana
-
Ciência de dados aplicada à saúde
-
Tecnologias assistivas
-
Web semântica e ontologias
-
Uso de mídias sociais aplicadas à saúde
-
Ensino à distância em saúde (e-learning)
-
Sistemas de informação em saúde
-
Gestão de informação em saúde
-
Sistemas de apoio à decisão
-
Medicina de precisão
-
Inteligência artificial aplicada à saúde
-
Computação cognitiva aplicada à saúde
-
Processamento e análise de imagens médicas
-
Processamento e análise de sinais biológicos
-
Visualização de dados biomédicos
-
Reconhecimento de padrões
-
Modelos de diagnóstico, prognóstico ou propagação de doenças
-
Modelos de otimização para planejamento e recomendação de terapias
-
Jogos sérios em saúde
-
Realidade aumentada e realidade virtual aplicadas à saúde humana
-
Sistemas multimídia aplicados à saúde
-
Recuperação da informação para aplicações clínicas
-
Internet das coisas aplicada à saúde
-
Redes de sensores e sistemas pervasivos em saúde
-
Redes corporais sem fio (Wireless Body Area Networks)
-
Segurança em sistemas de informação em saúde
-
Sistemas computacionais de alto desempenho aplicados à saúde
Importante
Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC: Ao submeterem trabalhos ao SBCAS 2024, os autores reconhecem que estão em conformidade com o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.
Publicação de trabalhos: Os artigos aceitos serão publicados na SBC OpenLib, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do 24º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde SBCAS, ISSN 2763-8987, disponível em SOL. Todos os artigos serão indexados com DOI.
Datas importantes
-
Data limite para submissão dos arquivos:
-
Notificação dos trabalhos selecionados: 22 de abril de 2024.
-
Data limite para envio da versão final: 02 de maio de 2024.
Requisitos da Ferramenta ou Aplicação
A Trilha de Ferramentas e Aplicações foca em resultados experimentais e sistemas/ferramentas funcionais disponíveis para uso no contexto da saúde humana. Embora sejam aceitos trabalhos em andamento, deve ser possível que os mesmos sejam demonstrados e estejam disponíveis em uma URL junto com sua documentação e vídeo com instruções para instalação da ferramenta ou aplicação, já no momento da submissão do artigo.
Todas as ferramentas aceitas deverão ser demonstradas em stands e também apresentadas no formato convencional de sessões técnicas no SBCAS.
Instruções aos autores
As ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que deverá ser submetido exclusivamente de forma eletrônica, por meio do Sistema JEMS3. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 6 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC.
O artigo deve conter as seguintes informações:
-
Descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta;
-
Descrição dos stakeholders envolvidos (p.ex., usuários finais, pacientes, médicos, especialistas, organizações, instituições, etc.)
-
Modelo de processo de desenvolvimento utilizado (SCRUM, XP, cascata, etc),
-
Técnicas utilizadas para a elicitação (entrevistas, observações, etc.) e especificação de requisitos (casos de uso, histórias de usuário, etc.)
-
Descrição dos requisitos funcionais e não funcionais (p.ex. segurança, privacidade, desempenho, etc.) mais importantes para a ferramenta ou aplicação
-
Descrição da arquitetura da aplicação detalhando o uso de padrões arquiteturais (como arquitetura limpa, hexagonal, microsserviços, blockchain, etc.) e os principais componentes ou módulos,
-
Descrição das tecnologias usadas para o desenvolvimento da aplicação ou ferramenta,
-
Descrição da avaliação da ferramenta ou apliação, detalhando tipos de teste utilizado, como por exemplo: teste unitário, teste de integração, teste do sistema, teste de interface, teste de usabilidade, teste de satisfação, teste de aceitação com usuário final, etc.
-
URL com um vídeo explicando a instalação e as funcionalidades da ferramenta;
-
Descrição de lições aprendidas durante o planejamento, desenvolvimento, teste e uso da ferramenta.
-
Descrição de trabalhos futuros.
Estas informações são indispensáveis para a avaliação dos trabalhos. O vídeo é obrigatório, seu intuito é auxiliar os revisores e os leitores que por algum motivo tenham dificuldade na instalação e/ou uso da ferramenta. Recomenda-se utilizar algum site gratuito para upload de vídeos como o youtube ou o vimeo.
Você pode consultar os trabalhos de ferramentas e aplicações publicados em edições anteriores para ter uma melhor ideia do que se espera do documento.
Observação: Submissões que não incluam um artigo e um vídeo de demonstração, que não estejam em conformidade com o formato de envio necessário, que estejam fora do escopo da trilha ou que tenham sido submetidos ou publicados em qualquer outro fórum (conferência ou revista), serão rejeitadas sem revisão e os coordenadores do(s) outro(s) fóruns serão notificados. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa.
A aceitação da submissão implica em pelo menos um autor se inscrever e participar do SBCAS 2024 para apresentar o artigo e a ferramenta. Somente os trabalhos apresentados durante o evento serão incluídos nos anais do SBCAS 2024.
Durante o evento, os autores devem demonstrar o funcionamento da aplicação ou ferramenta (Observação: os autores selecionados devem trazer os equipamentos necessários para demonstração. Haverá espaço disponível para a demo com mesa, ponto de energia e rede wifi).
Avaliação
O processo de avaliação levará em conta a qualidade, relevância e inovação dos resultados práticos, a descrição dos métodos de engenharia de software usados, sua documentação, o vídeo explicativo, o artigo submetido e a demonstração proposta para a Trilha de Ferramentas e Aplicações 2024.
Dentre as ferramentas e aplicações aceitas, um comitê específico escolherá a melhor a ser premiada.
Formato
Nesta edição, a Trilha de Ferramentas e Aplicações será composta de apresentações em sessões específicas e demonstrações de ferramentas ou aplicações. A programação das apresentações e demos será divulgada posteriormente.
Coordenação da Trilha de Ferramentas e Aplicações
Lina Maria Garcés Rodrigues (USP) - linagarces@usp.br
Renata Dutra Braga (UFG) - renatadbraga@ufg.br
Coordenação geral do SBCAS 2024
Sérgio Teixeira de Carvalho (UFG)
Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS)
Coordenação geral da CE-CAS
Cristiano André da Costa – UNISINOS – Coordenador
Rodrigo de Melo Souza Veras - UFPI - Vice-Coordenador
Comitê gestor
Débora Christina Muchaluat Saade (UFF)
Lina Maria Garcés Rodriguez (USP)
Lucas Ferrari de Oliveira (UFPR)
Márcia Ito (FATEC SP)
Natália Castro Fernandes (UFF)
Paulo Eduardo Ambrósio (UESC)
Sérgio Teixeira de Carvalho (UFG)